terça-feira, 18 de agosto de 2009

O “OLHO GRANDE” DA ECOLOGIA E A “TESTEMUNHA AMBIENTAL”

Praticamente todas as grandes empresas lançaram seus projetos ecológicos. Seguem linhas diversas do ecologismo e atuam em comunidades próximas, educando e divulgando sua responsabilidade ambiental. São Bancos, empresas do Petróleo, Transportadoras, Escolas, Indústrias metalúrgicas, Agrícolas, Igrejas, etc. Então, está tudo bem. Já podemos acabar por aqui esse texto. – Engano seu !

Com a Eco-Corrida, as empresas dispararam uma competição ecológica. Porém, desenvolveram seus projetos seguindo suas filosofias de produção e agindo em compensação ambiental. Não modificaram seu projeto fabril e serviços, e não contrataram mão-de-obra especializada para uma visão holística de sua atuação no processo de formação social, e ecológica das comunidades do entorno.

Como se isso não bastasse, outras empresas se aproveitaram e lançaram produtos que alimentam as eco-psicoses. Então, são remédios que curam tudo, sem princípio ativo algum, e aliada a processos espirituais. E para piorar, outras atuam de forma mono-ecológica. Divulgam, por exemplo, que a cada grupo de produtos plantam uma determinada árvore; como se uma floresta pudesse ser feita com apenas uma espécie, aumentando os desertos verdes.

Mas, é só ! Não poderia piorar. – Engano seu ! Quem quer desenvolver projetos realmente ecológicos esbarram em burocracias e falta de apoio. Se tentar aproveitar a água da máquina de lavar para descarga vai precisar elevar e filtrar a mesma. Mas, o custo de uma bomba será muito maior que jogar a água fora e usar água limpa; Se captar a água da chuva, descobrirá que para apoiar um caixa d´água com pelo menos 5 mil litros, precisará de espaço e colunas que sua laje não suportará; Se tentar instalar um aquecedor solar caseiro, descobrirá que não irá conseguir controlar a temperatura da água e que algas irão se multiplicar pela temperatura excelente para essas algas e inclusive bactérias; Se tentar fazer um centro de compostagem não irá conseguir tratar os resíduos e não terá um solo ou minhocas, que não podem estar expostas à luz solar; também não poderá separa o lixo, pois o lixeiro vai jogar tudo no mesmo caminhão e amassar; e também não adianta deixar o carro e ir de bike, pois os outros carros não irão respeitar a distância prevista no código de trânsito, e você vai acabar pedalando na calçada, o que é proibido.

Pode piorar ainda ? Agora chega né ! - Engano seu ! Você leva suas idéias para sua empresa e sua comunidade, e quando descobrem que você domina uma tecnologia nova, você se tornou uma ameaça. Pois, vai assumir a liderança, em questão de tempo.

Então como atuar em Educação Ambiental ? Como projetar para um mundo melhor ? – A resposta é simples e estava lá o tempo todo. As mudanças começam em nossas casas. Se você não trabalhar sua própria vida, não poderá atuar na sociedade. Depois de modificar sua própria estrutura, poderá provar a todos que a vida pode ser bem mais simples e melhor. Fica fácil se tornar uma “Testemunha Ambiental”, e divulgar suas idéias.

(por Neemias cruz da Silva – março/2009 – 8/100)

Nenhum comentário:

Postar um comentário