domingo, 23 de agosto de 2009

O BOI NA SOMBRA PISA NA RAIZ

E então ? Muita chuva por aí ? Ou está seco ? Ou nada que planta nasce ? – A resposta pode ser o seu o seu Boi. – Isso mesmo, ao colocá-lo na sombra, você esqueceu que ele poderia pisar na raiz, e matar a árvore.

Foi o que aconteceu ! Todos queriam dar conforto ao Boi. Seja por piedade ao animal, ou para que ele não desidratasse, perdendo peso e dinheiro. Seja qual for o motivo, o solo ficou contaminado, compactado e sem sombra. Um desastre ambiental, sem precedentes.

Você não tem Boi ? – Eu sabia que a resposta seria essa. Mas, não é preciso ter. Se você come carne, você tem Boi; se você come vegetais orgânicos, tem boi. Pois geralmente essas culturas estão associadas. Justamente o adubo para deixar seu vegetal orgânico vistoso e saboroso, veio de um animal herbívoro, e geralmente ruminante.

Mas, agora, prepare-se para o pior: Ninguém consegue mais controlar o Boi. Ele vai para a sombra, pois já se acostumou. Sem ela, ele não se acalma mais. Não há mais paz na fazenda. O Boi não se contenta mais com o sol forte. Sabe que pode viver melhor.

Mas, então, se as árvores estão morrendo, o que será do Boi ? – Lamento em dizer que o Boi passará a viver em depressão. Tomará eco-remédios, viverá trancado em seus currais compartilhados e tudo isso para manter seu status.

Mas, e seus subprodutos ? E a qualidade do Couro, da gordura ? Como iremos conviver com essa questão ?

Um fato Bíblico chama atenção: “E disse-lhes: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo (Lucas 14:5) ?”. Então, manter o Boi vivo é mais importante que a Religião. Está acima de qualquer lei. Pois, um fato não muda nunca: nossos conceitos estão sujeitos às nossas necessidades.

Então, antes de reclamar do clima, ou dos preços, lembre-se que você colocou o “Boi na Sombra”. Ou pelo menos foram seus pais que ensinaram o Boi a pisar na Raiz.

(por Neemias Cruz da Silva – abril/2004 - 11/100 – byncs@ig.com.br)
(origem da foto: copiada do google imagens em http://www.flickr.com/photos/angelobaeta/2385658703/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário