domingo, 2 de outubro de 2011

O Primeiro Impacto Ambiental da Humanidade


Antes de tudo, essa expressão “Humanidade” tem um grande significado. Foi como o próprio Deus chamou (Gên.3:20) as gerações que viriam após Eva. E realmente os humanos são especiais. E eles possuem coisas peculiares a eles. E, um humano entende outro humano, porque a humanidade possui características que as remetem para a unidade. Pensam de forma parecida e se identificam. Não é por acaso que o Texto Bíblico diferencia o aparecimento do homem na terra descrevendo que ele não é criado, e sim formado. Isso faz muita diferença: “Formado da Terra”. O homem foi tornado ser vivente pela formação e ainda tem um diferencial, pois leva em si o sopro de vida.

Tudo estava muito bem no Éden. Tudo em perfeito equilíbrio. O Ciclo natural em pleno funcionamento. Esse ciclo possuía dois equipamentos diferentes. Estranhos ao meio ambiente do Jardim plantado por Deus: Duas Árvores proibidas. Isso mesmo ! Eram duas ! Uma era do conhecimento do bem e do mal, e a outra era da Vida Eterna (Gên. 3:22). A grande questão que fica é que o Pecado foi realmente a desobediência, ou ter a consciência que pecaram ? O Ap. Paulo vai desenvolver bem esse tema nas cartas enviadas para Roma e Galácia.

Mas, assim que desperta a consciência, eles descobriram que estavam nus, e fizeram para si roupas com folhas de figueira (Gên.3:10). Então, surge aí o primeiro Impacto ambiental da humanidade. Folhas não foram feitas para fazer roupa. Mas, logo em seguida acontece algo mais impactante ainda: A utilização de Pele para fazer roupas (“O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher (Gênesis 3:21)”. Agora sim. Isso vai criar toda uma demanda por recursos e produzir resíduos. Isso vai impactar: - a saúde, a segurança e o bem estar da população; - as atividades sociais e econômicas; - a biota; - as condições estéticas e sanitárias do meio; e - a qualidade dos recursos ambientais (Resolução CONAMA). Então, surge um novo conceito para impacto ambiental: Ele tem como origem o pecado. Dentro desse conceito, que o pecado gera Impacto Ambiental, surgem explicações para uma série de problemas que vivemos. Não seria a quantidade de resíduos gerados pela Gula, A Avareza, A Luxúria, A Ira, A Inveja, A Preguiça e A Soberba, a causadora de todos os problemas ambientais que temos ? Não é o Avarento um potencial poluidor quando acumula bens ? Não seria a Inveja um gerador de impactos, pois sempre prioriza o que os outros possuem ? Ou o desejo incontrolado da Gula ? Ou a Luxúria que se deixa dominar pelas paixões e abandona de vez a razão ? Ou o descontrole do Irado ? Ou a inércia do preguiçoso, que demora ou não atua ? Ou o orgulho da Soberba que se descuida de tudo em por só pensar em si ?

Depois desse primeiro impacto ambiental, o planeta nunca mais foi o mesmo. Entramos numa era de consumo e esquecemos a providência de Deus. Damos mais valor ao que vemos e esquecemos que cada ato possui uma conseqüência.

Como se isso não bastasse, logo em seguida o texto Bíblico vai descrever o pior de todos os impactos ambientais, que agora já pode ser considerado impacto direto. Caim mata seu irmão, e derrama seu sangue no chão. Depois disso, a humanidade acrescentou mais um item na Lista: Violência. Ou você conhece alguma forma de violência que não gere impacto ambiental ?

Por Neemias Cruz da Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário