quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

E o prêmio de “Pai da Fé” vai para...

E o prêmio de “Pai da Fé” vai para...
(por Neemias Cruz da Silva – março/2009)


            Praticamente, nenhum projeto se compara à construção da Barca de Noé. Envolve um planejamento cuidadoso e talvez só possa ser comparada à logística de José, que manteve grãos estocados por sete anos; hoje em dia não conseguimos estocar alimentos nem por três meses, mesmo com geladeira e estufas.

            Para executar o projeto de Deus, Noé estava apoiado apenas em duas bases: O Conhecimento e a Habilidade. E isso lhe deu Competência, a terceira parte da base da Engenharia.  É muito comum ouvir a palavra capacidade, no Cristianismo. Porém, essa palavra não poderia ser empregada como sinônimo de dom de Deus. Pois a capacidade está ligada mais ao processo de diagnóstico e planejamento. Então, assim, tomamos para nós a responsabilidade, o domínio, compreensão, construção, solução e elaboração de propostas. É Obvio que isso não nos pertence.

            Mas, a construção da Barca, não encontrou apenas problemas técnicos. Construir uma peça de engenharia de grande porte sem finalidade alguma é no mínimo um motivo de riso. Em um local sem mar, sem rio, sem lagoa e que não chovia, é no mínimo uma loucura. Mas, loucura maior foi o tempo de construção, envolvendo apenas oito pessoas. Mas, a chuva veio, e sete dias antes todos começaram a entrar na Barca, e mesmo depois de quarenta dias chovendo, foram necessários 150 dias para as águas baixarem. Foram anos de labuta, pois juntar madeira e betume não é tarefa fácil.

            Por outro lado, gerações depois, encontramos Abrão, que depois tem seu nome mudado para Abraão. Ele discute com o SENHOR, e vai questionar porque Deus destruiria uma cidade com 50 justos; depois, Deus promete herança a ele, e ele responde “Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? (Gen.15:8)”, e finalmente, Deus diz a Abraão que Ismael é seu filho também, porém, o texto se refere a Isaque como filho único, que acaba recebendo uma grande parte da herança, mesmo Abraão tendo tido outra mulher e concubinas. Seu filho era bem protegido, ao ponto dele enviar um servo sobe juramento para buscar uma esposa para ele.
           
            E Então, está preparado ? – E o prêmio de “Pai da Fé”, segundo tanto ouvir na igreja vai para...  para... para... Abraão. É claro que a Bíblia não o diz claramente. Mas, de tanto escutarmos, agora ensinamos e aprendemos que Abraão é o pai da Fé.

            Mas, se o leitor pensa que o assunto esgotou... Está enganado. O Trabalho de Noé na construção passa um novo parâmetro para quem pensar um pouco mais. Justamente quebra a relação entre fé e obras. É muito comum relacionarmos fé e obra. Do mesmo modo em que relacionamos personalidade e salvação. Quando encontramos alguma pessoa má, em nosso modo de ver, pensamos logo que ela não será salva. Porém, não há relação entre a personalidade e a Salvação. Mas, se é assim, então porque pensamos que as pessoas boas irão para o céu; as más, irão para o inferno ?  - Então, fomos ensinado assim. Agora, então, podemos ensinar outra coisa. - Primeiro: o resultado de crer é o Amor; o Amor produz Ação. Alguns chamam ação de obras, talvez por falta de outra palavra. Mas, a Bíblia diz que a fé sem obra é morta. Mas, a ação não se traduz apenas em trabalho. A fala também é obra, por exemplo. Contudo, quando pensamos em obras, pensamos apenas em trabalho, que é medido pela relação entre força e distância.  Aprendemos assim, pois quando pensamos em energia, pensamos apenas nas que promovem movimento. Esse texto é uma obra, por exemplo. Demandou tempo, velocidade, e força; logo, produziu trabalho.

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário